TopBottom

Announcement: wanna exchange links? contact me at copocheio@gmail.com.

Futebol de Mesa

Posted by Marcelo3PT at 27 de janeiro de 2010
Share this post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Yahoo Furl Technorati Reddit

O QUE É FUTEBOL DE MESA?

Ao apreciarmos a história de Geraldo Cardoso Décourt, não podemos deixar de admirar a sua extraordinária carreira, onde se evolveu, com sucesso, em diversos campos de atividades, Fez músicas, publicidades, TV, cinema, pintura e muitos amigos. No Futebol de Mesa conquistou uma legião de praticantes pela sua incansável dedicação em colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil. Décourt conheceu o Futebol de Botão ainda criança, quando residia no Rio de Janeiro.

Em 1928/29, com dezenove anos de idade, emprestou ao jogo o nome de Celotex, devido ao material usado na época para as confecções das mesas, que tinha esse nome e era importado de Chicago da THE COLOTEX CO. Alguns meses depois publicava o primeiro livros com as regras oficiais do Celotex e passou a divulgar os jogos pelos jornais e revistas da então capital federal. Organizou campeonatos. Fundou em 1975 o Botunice, reunindo grupos isolados de jogadores. Em julho de 1982 criou o Hino do Botonista. Certa vez declarou: “O Futebol de Mesa não é mais um LAZER, mais sim UMA CAUSA.

O nome Celotex foi substituído por Futebol de Mesa, denominação adotada até hoje, e as regras foram mudadas, mas com certeza os praticantes dessa modalidade ainda se apóiam sobre as mesmas bases sólidas e imutáveis assentadas por Geraldo Cardoso Décourt. O papa do Botonismo. Em seu livro “Aconteceu sim”, publicado em 1987, Geraldo Cardoso Décourt resolveu um capítulo exclusivo ao Futebol de Mesa. Um documento valioso para a história do Botonismo e leitura indispensável para os amantes deste esporte.

Hoje o Futebol de Mesa é considerado esporte, e os times produzidos pelo Edu botões são os únicos aprovados por todas as federações brasileiras. Reconhecido pelo CND desde 1987, o Futebol de Mesa é praticado em vários estados brasileiros: SP, MG, BA, RJ, RS, PR, entre outros e anualmente inúmeros torneios são realizados. Em São Paulo, por exemplo, Clubes como Corinthians, Palmeiras, Santos, Círculo Militar participam de campeonatos paulista e tem atletas nas principais competições pelo o Brasil á fora.
.

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário